Associação Brasileira de Enfermagem
Seção Distrito Federal

Facebook - ABEn-DF
Catedral e Congresso Nacional

SES institui a DIRETORIA DE ENFERMAGEM: Uma conquista da enfermagem do DF

 

No dia 30 de agosto de 2016 o Secretário de Saúde do Distrito Federal, Humberto Fonseca, anunciou a criação da Diretoria de Enfermagem da SES DF. A qual foi oficializada pelo Decreto nº 37.581/2016 publicado no DODF de 30 de agosto de 2016.

Ressaltando que esta é uma reivindicação histórica da categoria, pautada sucessivamente pelas gestões das entidades representativas da enfermagem nas agendas e processos negociais pela valorização da categoria e melhoria do processo de trabalho no SUS-DF, a ABEn-DF saúda o Secretário de Saúde pela importante decisão, como também, parabeniza à SES e a todos enfermeiros (as) e técnicos (as) de enfermagem do DF por esta conquista.

No ato de anúncio, a Diretoria da ABEn DF firmou o compromisso de apoiar o processo de estruturação deste novo espaço da estrutura organizacional da SES DF, a fim de que essa conquista se traduza em melhores condições de trabalho para os profissionais de enfermagem e, acima de tudo, contribua para a qualificação da gestão da saúde e do cuidado disponibilizado à população pelo SUS DF.

Neste contexto, empenhamos todo nosso apoio à Diretora Josy Mendonça e nos colocamos à disposição, para contribuir e participar desta construção. A Diretoria de Enfermagem ficará vinculada à Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (SAIS). A estrutura terá duas gerências, sendo uma de Assistência de Enfermagem e uma Técnico Normativa, bem como, as demais vinculadas às unidades de saúde.

Para o Presidente da ABEn DF Osvaldo Bonetti, ”a instituição da Diretoria de Enfermagem atende a um pleito histórico da categoria e não poderia acontecer em momento mais importante, sendo que neste ano celebra-se 90 da ABEn, logo, noventa anos de história organizativa da Enfermagem, assim como, vivenciamos um momento crítico na saúde pública que demanda habilidade das gestões de fortalecimento da rede de serviços do SUS. Refere também, que a Associação envidará todos os esforços e disponibiliza sua estrutura político administrativa para contribuir com a SES no que diz respeito à educação permanente e demais ações de qualificação do processo de trabalho e cuidado de enfermagem, potencializando assim, a efetividade da Diretoria hora conquistada.

Parabéns Enfermagem!

Gestão ABEn-DF 2013/2016

linha
SCN Quadra 01 Bloco "F" Salas 1313 a 1315 Edifício América Office Tower Asa Norte - DF
linha

© Copyright 2012 - Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Distrito Federal

Desenvolvido por legweb